3 de maio de 2017

Pavlova de açúcar de coco com caramelo salgado e maçãs



Adoro pavlovas!
Sempre adorei o crocante, o ouvir o estalar dos suspiros e das pavlovas!
Além de bonitas acho-as uma sobremesa deliciosa!
Esta foi diferente, uma pavlova meia tosca e escura, com açúcar de coco!
Um caramelo mais saudável e nem por isso menos delicioso!
Não ficou muito bonita, é certo! Abri o forno mais do que uma vez porque tinha feito umas mini-pavlovas que já estavam prontas e tive que as tirar! Por isso a grande baixou muito!
Mas de sabor ficou perfeita :)
Tão saborosa e tão boa! Ficou aprovadíssima por estes lados, não sobrou nada para o dia seguinte!


Receita adaptada de: twiggstudios

Ingredientes:
Para a base:
- 6 claras
- 150g açúcar de coco 
- 2 colheres de chá farinha de milho
- 1 colher de chá de vinagre 
- Para o caramelo salgado: (fiz de véspera)
- 1 chávena de açúcar de coco
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 + 1/2 chávena de queijo quark 
- Para as maçãs:
- 1 chávena de framboesas
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sopa de açúcar de coco
- 1 maçã


Preparação:
1 - Bater as claras em castelo. 
2 - Adicionar o açúcar e continuar a bater. 
3 - Juntar a farinha e o vinagre sem deixar de bater até que a massa forme picos.
4 - Colocar a massa em papel vegetal, fazendo um ninho, deixar as bordas mais altas que o centro. Levar ao forno pré-aquecido anteriormente a 120º durante 1h30 (não abrir o forno no meio) desligar o forno e abrir a porta e deixar lá a pavlova mais uns 20/30min.
5 - Para o caramelo, levar o açúcar e a água ao lume. Quando o açúcar estiver derretido e da cor do caramelo adicionar a manteiga e o queijo quark com cuidado porque pode saltar e queimar. Mexer bem e desligar o lume quando estiver no ponto desejado. Deixar arrefecer no frigorífico.
6 - Quando o caramelo estiver frio, caso esteja demasiado espesso juntar o restante queijo quark.
7 - Para as maçãs, levar ao lume as framboesas com a água e o açúcar e deixar ferver a mistura uns minutos. Triturar bem e coar.
8 - Cortar a maçã em pedaços finos e colocar num tacho. Regar com a framboesa coada e levar ao lume cerca de 3min. Deixar arrefecer.
9 - Quando tudo estiver frio colocar por cima da base o caramelo e as maçãs. 



19 comentários:

  1. Adoro pavlovas, adoro caramelo salgado...adoro essas fotos...adorava comer essa pavlova, ficou mesmo muito bonita.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Adoro pavlovas e esta tua ficou fantástica e deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito e a tua receita parece ser muito boa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Magnífica! É uma sobremesa que eu também muito aprecio! E aqui está mais uma prova que podemos comer de tudo sem deixar de ser mais saudável! Adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que coisa mais linda essas fotos e receita, minha querida Joana!
    Eu nunca acertei o ponto da pavlova, deu vontade de experimentar essa receita.

    Beijinhos no seu ♥🍎

    ResponderEliminar
  6. Oi Joana, bt!
    Eu nunca experimentei fazer e nunca comi também pavlova, mas só de olhar p/as suas fotos eu já sei que vou amar e me deliciar. Hummmm!
    Amiga, mais uma vez obrigada pela sua amizade e pelo seu carinho!
    Bjssss

    ResponderEliminar
  7. adoro pavlova sou fan tenho muitas para fazer pois ja fiz mtas mas tenho ainda algumas para fazer a tua ficou 5* hummm bjs

    ResponderEliminar
  8. Segunda receita de pavlova que eu vejo essa semana. Acho que o universo está tentando me dizer alguma coisa. Hahaha! Linda sua pavlova Joana!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  9. Querida Joana: nunca tinha visto uma Pavlova assim, com maçãs e açúcar de coco. Imagino que deve ser deliciosa. As fotos estão de dar água na boca.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Que pavlova maravilhosa, Joana! Eu gosto do aspecto tosco e da sua cor de caramelo. O açúcar de coco foi uma descoberta recente por aqui e desde logo fiquei fã. Aos poucos já vou substituindo em algumas receitas. Só é pena o seu valor proibitivo. Mas sendo biológico, sem dúvida que é mais saudável. Fique de olho no teu caramelo salgado, tem mesmo bem aspecto. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana, quando vejo as tuas fotos, dá-me uma vontade enorme de me esforçar na cozinha! Estão lindas as fotos, e a pavlova servida numa tábua. Super rústico e chique! Parabéns. Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Adoro pavlovas, aquele crocante de fora e o macio de dentro deixam-me a babar! :) Esta tua sugestão está uma delícia. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Olá minha querida!
    É impossível pasasr aqui no teu cantinho e não ficar inspirada e (com vontade de comer também, ihiih) as tuas fotografias são sempre bonitas e as receitas com um ar delicioso! E confesso estou a adorar os ingredientes que nos tem apresentado ultimamente!
    Beijinho enorme***

    ResponderEliminar
  14. Ai Joana, isto deve ser mal do nosso nome que eu também adoro pavlovas... nunca experimentei assim com açúcar de coco, ficou muito bonita! Vou experimentar que fiquei muito curiosa!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Hummm, que cara boa que ta isso! quero um pedaço :D

    ResponderEliminar
  16. Joaninha, também sou fã de pavlovas! E esta, ao contrário do que diz. ficou com óptimo aspecto!!! Gosto das suas receitas, apostam em ingredientes que fazem toda a diferença!
    Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
  17. Oi, Joana!

    Nunca comi pavlova, mas adoraria provar!
    Suas fotos são sempre convidativas! Me sinto na sua cozinha... Hehehe

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  18. Pavlova!!
    Adoro. E adoro ainda mais meia tosca ou rústica e bem douradinha do açúcar de coco. Gosto muito de açúcar de coco, mas ainda tem um preço proibitivo!
    Esta receita, vindo de onde vem, tem tudo para ser mega deliciosa.
    Esse caramelo deixou-me gulosa (confesso), e vou querer fazer!
    Sabe tão bem uma sobremesa assim.
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigada a todos pelos comentários!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar